Desenvolvimento sustentável: um planeta de oportunidades. Essa é a bandeira que o Sebrae carrega há 40 anos para promover a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE). Parceira da Organização das Nações Unidas (ONU) na Rio+20, a instituição lança um vídeo-manifesto em que mostra o papel fundamental da sustentabilidade na alavancagem dos negócios.

“Os pequenos negócios representam 99,1% dos empreendimentos no país, 53% dos empregos, 40% da massa salarial e cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, a discussão sobre sustentabilidade não pode ficar restrita às grandes empresas”, ressalta o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O conceito de desenvolvimento sustentável nasceu na Assembleia das Nações Unidas, no fim dos anos 70. Em 1992, o Brasil foi palco da Rio 92. Na época, os debates buscavam consenso sobre como produzir de maneira sustentável. É desse período o conceito de pensar globalmente e agir localmente. A Rio+20, agendada para os dias 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, marca uma revisão da Eco 92. A pauta agora é discutir a relação entre desenvolvimento e sustentabilidade.

“O que você faz no seu país, na sua empresa e na sua casa, conta para a humanidade, para o planeta”, prega o vídeo. A proposta é mostrar aos empreendedores brasileiros que preservar o meio ambiente é desenvolver sem esgotar as fontes, que empreender é sinônimo de eficácia, de novidade, de administração, de mais lucros e de maior responsabilidade com as futuras gerações.

Veja abaixo o vídeo-manifesto do Sebrae:

Leave a Reply