Não é a toa que a natureza tem mostrado sua fúria em episódios cada vez mais trágicos. A revolta da natureza é uma conseqüência do descaso dos seres humanos com as riquezas naturais. Ao invés de preservar, o homem mata, desmata. Falta educação ambiental. Criar uma consciência ecológica significa entender o quanto somos dependentes da natureza e o quanto ela é sábia e essencial para vivermos com qualidade.

A contribuição do homem para a degradação do meio ambiente tem sido um agravante. Por exemplo, as tempestades que vem castigando o Brasil estão cada vez mais fortes e intensas, e já podem ser uma pequena amostra do que as mudanças climáticas causarão ao planeta.

Além disso, a falta de planejamento das cidades e seu crescimento desordenado vêm causando grandes enchentes. Moradias em áreas de risco, lixo descartado em córregos, rios e represas dificultam o escoamento do fluxo das águas, trazem doenças e causam perdas de toda ordem. Tudo conseqüência da falta de educação ambiental e consciência ecológica da população.

Fazer um mundo melhor?

Sim, é possível!

Várias ações já são notadas em diferentes partes do mundo.

O Brasil também tem sua contribuição com projetos inovadores na área de reaproveitamento de resíduos, educação ambiental e social.

Uma delas  é o Stars With You – SWU Music and Arts Festival. Que promete cerca de 70 atrações para a 2º edição. Ele acontecerá entre os dias 12, 13 e 14 de novembro na cidade de Paulínia, interior de São Paulo.

O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver.


Também podemos começar com pequenas ações para melhorar nossa qualidade de vida e o mundo.

Separar o lixo, dar um sorriso para um desconhecido, dar uma caminhada, respirar ar puro, recolher o lixo de terceiros, comer verduras e legumes, dormir bem, berber menos álcool, praticas esportes, entrar em contato com a natureza, fazer o bem para terceiros sem ser solicitado, cuidar de alguma planta ou animal…

Leave a Reply