Grupo Ibope lança o IBOPE AMBIENTAL, que atua com serviços voltados aos aspectos ambientais da sustentabilidade.

O Grupo Ibope lança o Ibope Ambiental, que atua com serviços voltados aos aspectos ambientais da sustentabilidade. A empresa trabalha de forma sinérgica com o Grupo em duas linhas de negócios distintas.

A primeira, de consultoria, desenvolve projetos em segmentos como estratégias de sustentabilidade, gerenciamento e reporte de emissões de gases de efeito estufa para governos, autarquias e setor privado. A outra área de atuação abrange certificações e inicialmente trabalhará nos mercados de carbono, regulados e voluntários, validando e verificando projetos de redução de emissões.

Para marcar o lançamento da nova unidade do Grupo, o Ibope Inteligência realizou uma pesquisa com 400 médias e grandes empresas brasileiras e multinacionais atuantes no Brasil, dos ramos da indústria, comércio e serviços, para saber como o empresariado vê e trata a questão ambiental.

O estudo mostra que 94% dos entrevistados dizem ter conhecimento sobre o assunto. Porém, apenas 48% das empresas ouvidas têm políticas de sustentabilidade com metas e ações planejadas. Outras 45% praticam ações pontuais e 7% afirmam não ter qualquer medida para um modelo de gestão sustentável.

Em 52% das entrevistas, as áreas que elaboram e executam as ações são distintas. Das áreas responsáveis pela execução, em mais de 40% das empresas são as equipes de marketing e comercial que geram as ações. “Talvez isso indique que o peso das ações ainda se volte para a imagem da empresa ou de seus produtos, mais do que um comprometimento com o médio e longo prazo”, explica o diretor executivo do Ibope Ambiental, Shigueo Watanabe.

Fonte Revista Exame

 

 

Leave a Reply