A AFRAS (Associação Franquia Sustentável), braço de responsabilidade social da ABF (Associação Brasileira de Franchising),  é uma organização sem fins lucrativos que surgiu com a finalidade de fomentar as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade entre as empresas que fazem parte do sistema de franquias – franqueadores, franqueados e fornecedores.

Franchising social ou Franquia social é o nome que se dá a um modelo de negócios que cria oportunidades para que empreendedores contribuam com trabalhos a favor do desenvolvimento do país. Esse tipo de franquia segue os mesmos passos de uma franquia normal, com regras a cumprir e royalties. A diferença é que não existe um vínculo comercial. Conforme EcoDesenvolvimento .

Para se tornar um franqueado, basta fazer parte de alguma instituição que tenha implantado o modelo social e seguir os passos determinados por essa empresa, multiplicando os conhecimentos e benefícios da mesma. A franquia social é uma realidade para aqueles que pretendem levar adiante uma ação transformadora com baixo custo e resultados promissores.

Para os adeptos, vincular a empresa a um modelo social é interessante, pois as instituições que fazem parte desses projetos sociais geralmente possuem maior visibilidade perante a sociedade, permitindo assim uma maior expansão. São por esses motivos que o franchising vem atraindo também a atenção das grandes empresas.

Deve ficar claro que o franqueado não irá obter lucro, pois esse não é o objetivo dessas iniciativas. O conceito da franquia social está baseado em direcionar toda a lucratividade para o próprio desenvolvimento e crescimento do projeto.

Um exemplo muito bacana de franquia social é o Projeto Casa da Criança  que defende os direitos das crianças e adolescentes em território nacional através de ações que vão desde reformas e construções a ações de interesse nacional. Também trabalha para a influência nas políticas públicas cobrando junto aos governos suas responsabilidades para com a infância e na melhoria do atendimento ao câncer infantil.

No site da AFRAS é possível obter mais informações sobre a entidade, assistir vídeos, eventos,  Prêmio Destaque Responsabilidade Social e baixar a Carta de Princípios .

Passa lá!

Leave a Reply