Fiema Brasil
  Por Marisa Pereira

A geração de negócios, a gestão e a abordagem das questões ambientais e da sustentabilidade foram alguns temas  em destaque entre 24 e 27 de abril, em Bento Gonçalves. Período em que ocorreu a 5ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil 2012. A exposição de equipamentos, serviços e soluções em 12 segmentos – como geração e conservação de energia, tratamento de efluentes, gestão de resíduos –  aconteceu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Em torno de 300 expositores, um crescimento de 30% em relação à 2010, além de 50% a mais em área de exposição ocupada. Entre os expositores, 40% foram de foram de fora do RS. Como evento internacional que é, a Fiema contou com a representação de 10 países, tais como Alemanha, Áustria e Portugal.

Além da área de exposição, a Fiema foi composta por uma intensa e diversificada programação paralela. O Meeting Empresarial, que fez sua estreia em 2012, voltado ao público de gestores, foi uma das atrações dessa agenda. O encontro foi baseado na apresentação da plataforma sustentável, desenvolvida pelo jornalista e consultor paulista Ricardo Voltolini, que visa estimular a administração corporativa dentro de verdadeiros conceitos de sustentabilidade. Ao lado dele, contando suas experiências e debatendo com o público, estiveram o presidente da Tetra Pak Brasil e vice-presidente nas Américas Central e Sul, Paulo Nigro, e o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Brasken, Mário Leopoldo de Pino Neto.

Outro evento que integrou a programação paralela foi a Rodada de Negócios. Frente a frente, quem tem e quem busca soluções ambientais – expositores e empresas visitantes. Em 2012, foram realizadas mais de 300 reuniões, em dois dias de Rodada.

A grade de eventos da 5ª Fiema Brasil 2012 foi completa ainda pelo Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, pelos seminários de Gestão Ambiental na Agropecuária, Segurança do Trabalho e Legislação Ambiental, Viva a  Natureza, Vila + Sustentável, Salão de Arte Ambiental. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no site www.fiema.com.br.

Leave a Reply