A Greener além de outras empresas e organizações acreditam, divulgam e tem uma nova maneira de encarar a economia. Buscam uma mudança de paradigma. De uma Economia Linear, onde se extrai, fabrica e descarta para uma Economia Circular onde materiais, mesmo resíduos, podem ser tratados ou reutilizados para retornarem como insumos ao ciclo de produção ou ciclo de biodegradação continuamente.

Ellen MacArthur Fundation é um organização inglesa que leva o nome de sua fundadora, Ellen MacArthur. Uma velejadora que sozinha bateu o recorde mundial de circum-navegação  ao redor do mundo. Para isto ela precisou levar o mínimo possível de peso e ao retornar refletiu sobre as mudanças globais. Após 3 anos de pesquisas ela iniciou um trabalho de divulgação da Economia Circular. Incluindo um relatório que foi apresentado no Fórum Mundial de  Davos em 2012.

 Assista abaixo um dos interessantes vídeos produzidos pela fundação.

 

A Worn Again é outra entidade inglesa que trabalha dentro do conceito Economia Circular focada em resíduos têxteis.

Abaixo a pochete utilizada pelos Staffs da Eurostar confeccionada a partir de uniformes, jaquetas dos próprios colaboradores da empresa. Mas este processo não deve ser confundido com a reciclagem tradicional: o processo de upcycling permite evitar o envio de materiais valiosos para o aterro, principalmente, sem a perda de qualidade encontrado com o tradicional “downcycling”.

worn

Leave a Reply