Segundo o Wikipédia Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

Vários movimentos e ações estão ganhando força com a necessidade dos seres humanos terem ações mais sustentáveis no Brasil.

Uma delas é a Catraca Verde, primeira rede global e brasileira com foco em entender, praticar e difundir a relação com o meio ambiente, transformando-o em um cidadão ambientalmente responsável.

Estas ações tornam-se imprescindíveis, tendo em vista o crescimento populacional e o aumento de consumo na economia brasileira.

Conforme pesquisa da Akatu de 2010, entre 2006 e 2010 constatou-se um grande crescimento (de 25% para 37% do total) no segmento de consumidores mais distante dos valores e comportamentos sustentáveis.

Todavia, no mesmo período o percentual de consumidores conscientes manteve-se estável em 5%. Significa um crescimento de cerca de 500 mil consumidores aderindo a valores e comportamentos mais sustentáveis.

O movimento das classes, antes sem acesso a bens materiais mínimos leva à um acelerado crescimento do consumo. O que, sem dúvida, é natural e positivo para se diminuir a desigualdade social.

Logo, as ações desenvolvidas por todos os agentes que buscam uma sociedade sustentável, auxiliam e sensibilizam a população a desenvolver comportamentos de consumo consciente.

Exemplo disto é a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que obriga empresas a recolher seus produtos após o descarte pelo consumidor final. Esta lei, já regulamentada, da força ao movimento da Logística Reversa. Hoje os materiais contemplados pelo PNRS são:

Agrotóxicos e embalagens;

Pilhas e bateriais;

Pneus;

Óleos lubrificantes e embalagens;

Lâmpadas fluorescentes;

Produtos eletrônicos e componentes.

Com o tempo esta lista aumentará consideravelmente e as empresas terão responsabilidades pelos produtos vendidos.

Apesar de pesquisas apontarem a disposição dos consumidores pagarem mais por produtos sustentáveis, o real impacto só será sentido quando os produtos sustentáveis tiverem preços competitivos no mercado.

Em alguns casos isto já é realidade e vai se ampliar  cada vez mais.

Todos estes movimentos e práticas modificarão o comportamento da sociedade para uma boa alternativa ao consumismo vazio, angustiante e insustentável. Vista como o caminho mais curto, barato e desejável rumo à felicidade, que é, ao final, o que todos almejamos.

Fonte: Instituto Akatu

Leave a Reply