Beijing, 13 dez (Xinhua) — O Conselho de Estado, gabinete chinês, pediu na quarta-feira o desenvolvimento de uma economia circular, em um momento de planejamento das tarefas futuras para impulsionar o crescimento ecológico do país.

 

Estabelecer uma economia circular é uma importante tarefa estratégica para o desenvolvimento econômico e social da China, e um meio importante para promover o progresso ecológico e obter o crescimento sustentável, disse o gabinete durante uma reunião executiva presidida pelo primeiro-ministro Wen Jiabao.

O gabinete também pediu maiores esforços para construir um sistema industrial nacional que permita reciclar os recursos renováveis e fomentar o consumo ecológico.

A reunião aprovou o 12º Plano Quinquenal sobre o desenvolvimento da economia circular, que estipula tarefas e medidas múltiplas para a promoção do desenvolvimento do setor no período 2011-2015, de acordo com um comunicado publicado depois da reunião.

No setor industrial, a China promoverá o uso econômico dos recursos que incluem energia, água e terra, assim como o intercâmbio de resíduos, indica o comunicado.

O país também construirá um sistema agrícola cíclico que promova a conservação de recursos, a produção limpa e a reutilização dos resíduos para melhorar o ambiente ecológico da China rural e a eficiência de sua agricultura, segundo o comunicado.

A China melhorará o sistema de reciclagem de recursos renováveis e resíduos e impulsionará os conceitos ecológicos em arquitetura e transporte. O setor de serviços deve desempenhar um papel chave na transformação do atual modelo de consumo em um modelo ecológico e baixo em carbono.

O gabinete também prometeu realizar projetos de demonstração e melhorar as políticas e os regulamentos em áreas incluindo o sistema tributário, finanças, indústria, investimento e fixação de preços para ajudar na construção de uma economia circular.

Fonte: Embaixada da China no Brasil

Comments are closed.