Paulo Medina

Nesta segunda-feira, 14 de novembro, último dia das apresentações e do 2° Fórum Global de Sustentabilidade SWU (Starts With You), realizado no Parque Brasil 500, em Paulínia, em meio ao painel 5 de discussões, o ex-deputado federal e consultor ambiental, Fábio Feldmann e David De Rotschild, um dos maiores apoiadores da tese do aquecimento global antropogênico, debateram sobre o tema “Água – Segurança hídrica: conflitos de gestão e compromissos”.

O Brasil, sob a óptica da riqueza em diversidade e detentor da maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, segundo Feldman, não sabe aproveitar oportunidades. “A nação tem muitas oportunidades, é dona da maior bacia hidrográfica de água doce do planeta e não sabe aproveitar isso para o seu próprio bem. Vivemos em uma crise planetária”, relatou.

O ex- político focou sua palestra nos desafios necessários para modificação de hábitos pelos cidadãos mundiais. “O desafio e a agenda do século XXI gira em torno da energia renovável, de parceria e do empreendedorismo social. A questão é mudar os valores humanos para chegarmos ao patamar do consumo consciente; esse deve ser o nosso objetivo se realmente quisermos ajudar o planeta e a nós mesmos”, destacou.

No desenvolver das propostas e sugestões muito se ouviu dos palestrantes, sobre a falta de iniciativa e vontade dos seres humanos em mudar atitudes e renovar o pensamento sobre as questões sustentáveis.

De acordo com Rotschild, a culpa dos impactos poluidores e negativos que assolam a natureza é do ego das pessoas e do consumismo desenfreado. “Temos de fazer algo, não podemos ficar parados. Somos a própria natureza, podemos crescer sem prejudicá-la, sem arruinar a fauna e a flora. O problema está no ego humano, no anseio pelo consumo desordenado”, comentou.

Estiveram no último dia do fórum, os palestrantes Jon Rose, Milena Boniolo, Celine Cousteau, Bob Geldof, SolarAid, Julia Craik, Donna Karan e Marcelo Furtado, que a todo momento salientaram e incitaram a mobilização em tempos de crise.

Fonte: Paulínia

 

Leave a Reply